sábado, 28 de setembro de 2013

Stephen King chama ‘Crepúsculo’ de “pornô para pré-adolescentes” e critica ‘Cinquenta Tons de Cinza’


O mestre dos best sellers de suspense, ao que parece, está furioso com os sucessos literários que andam fazendo a cabeça dos leitores mundo afora. Em entrevista ao jornal inglês The Guardian, o escritor americano Stephen King fez críticas pesadas à Saga Crepúsculo, de Stephenie Meyer, a Jogos Vorazes, de Suzanne Collins, e a Cinquenta Tons de Cinza, de E.L. James (clique aqui para ler a entrevista completa, em inglês).
King, autor de livros popularíssimos como O Iluminado e Carrie, a Estranha, revelou que, em muitos casos, mal sente vontade de continuar a ler as tramas dessas séries populares. “Crepúsculo é pornô para pré-adolescentes. Não são livros sobre vampiros ou lobisomens. Eles são sobre como o amor de uma garota pode transformar um cara mau em um cara bom”, resumiu.
Sobre Jogos Vorazes, ele foi sucinto: “Li e não senti vontade de continuar. Não é diferente de O Sobrevivente (livro que ele escreveu e foi adaptado para o cinema com Arnold Schwarzenegger no papel principal), uma sátira aos reality shows”. O autor admitiu que se irrita quando dizem que o momento é uma “era de ouro” para o terror na literatura. “Não consigo pensar em nenhum livro atual que poderia ser comparado a O Exorcista“.
As críticas sobre Cinquenta Tons de Cinza foram um pouco mais amenas. “Chamam o livro de pornô para mamães, mas não é isso. É um livro de sexo para mulheres entre 18 e 25 anos. Também não fiquei com vontade de continuar.”
King lançará na quarta (26) a continuação de O Iluminado, chamada Doctor Sheep. A história acompanhará Danny Torrence, o menino da trama original, quarenta anos depois da tragédia. Será que, iniciada a leitura, dará vontade de continuar?
E então, leitores do Pop? Stephen King pegou pesado nas críticas aos best sellers de sucesso ou foi apenas sincero?

0 Comentários:

Postar um comentário